A avaliação funcional consiste no conjunto de testes para auxiliar no diagnóstico fisioterapêutico, nos quais são mensuradas: força, amplitude de movimento, equilíbrio, estabilidade, entre outros a fim de identificar as disfunções, vícios ou erros de movimentos, para um bom planejamento da reabilitação ou da prevenção de lesões.
A avaliação funcional tem como objetivo analisar o movimento a fim de prevenir e reabilitar determinadas posturas e vícios compensatórias, que podem gerar possíveis disfunções musculares e consequentemente lesões ligamentar, articular e ou muscular. O programa de reabilitação e exercícios físicos baseado na avaliação funcional consiste no embasamento dos princípios do desenvolvimento, aprendizagem e controle motor atrelado aos conhecimentos da anatomia, cinesiologia, fisiologia, biomecânica e análise do movimento, os quais permitem construir mecanismos de movimentos corretos prevenindo lesões, e traçando metas para obter um padrão de movimento correto e prescrevendo os exercícios físicos mais indicados para cada indivíduo. Por isso, a importância da avaliação funcional para todos os indivíduos independentemente da faixa etária.
A avaliação funcional é indicada para atletas visando a prevenção, a melhora no desempenho esportivo e na reabilitação do mesmo, visando a longevidade no esporte praticado com menor propensão a lesões. No idoso auxilia a minimizar os problemas físicos, funcionais e neurológicos que decorrem no processo natural de envelhecimento. No bebê e na criança pode auxiliar no processo de desenvolvimento neuropsicomotor buscando ativar de forma mais efetiva áreas neuronais que possam potencializar as habilidades e capacidades motoras com maior eficiência do controle motor na primeira infância. No adulto pode ajudar a minimizar os problemas gerados por longas horas de trabalho nas diferentes atividades laborativas, buscando auxiliar nas melhores práticas a serem desenvolvidas a fim de evitar as doenças ocupacionais e repetitivas relacionadas ao trabalho.
Comments