Meu primeiro contato com Silvânia foi breve, no final de 2020, quando ela detectou algumas falhas de postura durante uma aula minha de pilates. O contato mais próximo, entretanto, veio apenas no início de 2022, após uma distensão na panturrilha provocar dores no quadril (que eram recorrentes) que permaneceram mesmo após tratada a lesão inicial.
No tratamento da panturrilha, comentei sobre as dores frequentes nas costas e constantes tendinites do lado esquerdo, do quadril ao ombro. Antes de iniciar as sessões de fisioterapia, fiz uma consulta com Silvânia, que identificou vários problemas posturais, assimetria de força entre os lados do corpo, falhas na pisada... enfim! Uma infinidade de vícios que, como ela explicou muito didaticamente, eram responsáveis pelas dores frequentes que sentia nas costas, e pelas tendinites frequentes.
Terminada a fisioterapia, continuei fazendo acompanhamento com a Silvânia. Não sou atleta, mas gosto muito de atividades que exijam um pouco mais de esforço. Praticava muito a corrida até por volta de 2018, quando as dores começaram a aparecer com mais frequência, o que me levou a buscar a Bruna no estúdio Funcionall Pilates, e uma fisgada na coluna me deixou fora de exercícios de impacto por um bom tempo. Depois disso, nunca mais consegui retomar o ritmo. Em substituição, adotei em 2021 o boxe e o muay thai como esportes aeróbicos e continuei o pilates na Funcionall.
Após a avaliação cuidadosa e o tratamento da panturrilha, a Silvânia entrou em contato tanto com a instrutora do pilates quanto com o treinador das lutas para orientá-los sobre os tipos de exercícios que eu precisava fazer para melhorar os desvios e assimetrias de força, e trabalhar, sobretudo, a mobilidade do quadril direito, principal vilã de todas as dores que eu vinha sentindo nos últimos anos. Nesse processo, sempre foi muito atenciosa, disposta a tirar as dúvidas minhas e dos profissionais que me treinaram e acompanhando de perto a evolução.
Passado um ano, não posso dizer que fiquei livre de todas as dores e assimetrias. Os vícios de postura à frente do computador ainda são muito difíceis de corrigir e confesso que me falta disciplina para seguir com os exercícios que Silvânia me passa para fazer em casa. Ainda assim, a melhora neste período é brutal. Há muito tempo não fico um tempo tão longo sem as dores no quadril ou no ombro, mesmo fazendo as lutas, que exigem muito de ambos. Observo, no pilates, avanços significativos na mobilidade e força ao repetir com mais facilidade e mais carga nos exercícios que antes fazia com dificuldade. Todavia, o principal termômetro é a corrida. Após tantos anos, consegui voltar a correr sem sentir dores durante o exercício. Se antes não conseguia mais fazer o percurso tradicional no tempo que fazia (5 km em 30 minutos) porque as dores - hora no ombro, hora na lombar, hora no joelho – impediam, agora o que impede é o condicionamento físico, que ainda não foi retomado. Todavia, tenho conseguido fazer treinos do tipo HIIT, atingindo recordes de velocidade nos tiros, ou manter corridas a ritmo menor por tempo mais longo. Esse ano, inclusive, registrei minha corrida de maior duração, sem sentir nenhum desconforto físico, tendo parado, apenas, pela falta de fôlego.
Passados quase 18 meses, posso dizer que a parceria entre a clínica RenoveFisio e o estúdio Funcionall Pilates, sob a orientação extremamente competente da Silvânia, foi a grande responsável pela melhora significativa que percebi tanto no meu rendimento quanto nas minhas dores. No entanto, muito mais que a competência, o tratamento humano, atencioso e dedicado dos profissionais da clínica certamente faz toda a diferença no resultado.
Por: Cristiane Rocha Albuquerque - Atleta e paciente da RenoveFisio
Comments