Vários estudos tem comprovado a eficácia dos exercícios físicos nos sistemas nervoso e muscular, proporcionando aumento na força dos idosos e uma melhora na qualidade de vida.
Na prevenção à sarcopenia, os programas de exercício físico que apresentaram resultados mais eficazes foram os exercícios aeróbicos, exercícios de força e de equilíbrio. Tais exercícios impactam positivamente na melhora da mobilidade e da marcha, atenuando a incidência de quedas. Podemos dizer também que os exercícios de força, aliados à uma alimentação adequada, proporcionam aumento de massa e força muscular.
Os exercícios aeróbicos mais utilizados são a caminhada, a corrida e exercícios na bicicleta.
Exercícios anaeróbicos são aqueles que utilizam a capacidade máxima de geração de força (musculação, pilates). Os exercícios funcionais, a depender da forma como for executado, pode trabalhar tanto a força como a potência muscular, que é a velocidade de contração (resposta de reação) e equilíbrio.
Na prática clínica, utilizamos alguns testes para avaliar o desempenho físico, funcionalidade, respostas de reação, equilíbrio, força e velocidade de marcha.
Comments